Regulamento Técnico e Desportivo

Vdablio Racing 2022

 

ÍNDICE

Este Regulamento Desportivo é composto de 8 capítulos, relacionados a seguir:

Capítulo I - Prefácio

Capitulo II – Categorias

Capitulo III – Segurança

Capítulo IV - Dinâmica de Prova

Capítulo V - Conduta Desportiva

Capítulo VI - Instruções do Pinheirinho

Capítulo VII - Informações Complementares

 

 

I - PREFÁCIO

Balneário Camboriú, 27 de Abril de 2022

 

Saudações, Pilotos e Participantes do 8º Vdablio Racing

Primeiramente Gostaríamos de agradecer imensamente a confiança concedida aos organizadores do VDABLIO RACING, bem como aqueles que se fizeram presentes nas edições anteriores .

Esta setima edição será realizada nos dias 02 - 03 - 04  de setembro de 2022, na já tradicional Pista de 201m Speedway Music Park, localizada na cidade de Balneário Camboriú - SC.

Para que o mesmo ocorra da melhor maneira possível, é necessário que todos os amigos e pilotos participantes leiam atentamente as informações citadas neste regulamento técnico , para que possamos aproveitar o evento dentro dos padrões de segurança.

Boa leitura a todos, e nos encontramos no #8 VDABLIO RACING

Atenciosamente:

Organização do evento Equipe Vdablio Clube do Fusca e Antigos .

 

Site do Clube : vdablio.com.br

Face do Clube : facebook.com/vdablio/

Instagram  @vdablio

 

 

 

II - CATEGORIAS

  1. Evento Exclusivo para veículos originalmente com motor a Ar, as tomadas de Tempo Serão dividas categorias de tempo, subdivididas de 1 em 1 segundo, onde os carros devem se enquadrar de acordo com o tempo de pista realizado nos treinos .
  2. Para definição da categoria à qual o veículo será enquadrado, será considerado o tempo de pista (excluindo reação) do veículo
  3. Caso o veículo não realize nenhuma puxada com tempo competitivo para a categoria previamente inscrita, poderá, por uma única vez durante o evento, migrar para uma categoria acima ou abaixo, assim se adequando ao seu tempo, e suas puxadas anteriores serão desconsideradas.
  4. O piloto poderá ser desclassificado do evento caso a direção de prova notar que o piloto está mesmo “tirando o pé” para se manter em uma categoria acima do seu tempo real.
  5. Fica a Critério da organização em qualquer momento migrar o piloto de categoria caso as puxadas tenham o tempo inferior ao mínimo de sua categoria em até 0,300 segundos, e aquela(s) puxada(s) será(ão) desconsiderada(s). caso seja abaixo do tempo limite da Categoria atual.
  6. Caso o piloto realize puxada com tempo inferior ao mínimo da categoria, ou uma puxada com tempo inferior ao da categoria em mais de 0,300 segundos, o piloto deverá comunicar à direção de prova e à cronometragem caso queira a migração para a categoria adequada ao seu tempo, sob pena de desclassificação do mata mata da categoria por falta de tempos validos na categoria originalmente inscrita e na migração de categoria serão zerados todos os tempos .
  7. No evento só será permitido a participação no desafio 201 m nas categorias por tempo Veículos originalmente motorizados Aircooled
  8. Os veículos de tração dianteira como os modelos Volkswagen Gol e Saveiro poderão participar normalmente das categorias por tempo quando originalmente equipados com motor a ar ( BX ) .
  9. Veiculos com Motor trocado e Outros veículos , protótipos, gaiolas etc... que originalmente não saíram de fabrica com motores aircooled e ou com troca de motor inversa poderão ser considerados pela Organização na Categoria Força Livre consulte a direção de prova antes de se inscrever.
  10. No Desafio 201 os carros deveram ter seu numero escolhido na inscrição em tamanho min ( 10 cm altura ) obrigatoriamente em adesivo e preferencialmente na cor branca nos 2 vidros laterais e no para-brisa no lado do carona .

 

Premiação :

  • Troféu Selmer e brindes do 1º ao 5º lugar do Mata Mata 
  • Troféu para a melhor Reação
  • Troféu para o melhor Preparador 
  • Trofeus destaques variados 

Sorteio entre os participantes do Evento *

  • 1 FuelTech FT 300 sorteio entre os pilotos 
  • 1 FuelTech FT 350 sorteio 1 lote vip/box 
  • Brindes FuelTech 
  • Brindes  MM Racing Fuel 
  • Sorteio de um Galão 20 L Metanol MM
  • 1 embreagem ERT Embreagex Para melhor reação 
  • Sorteio de um Barril de Chopp Zehn Bier
  • Brindes CB Performace 
  • Sorteio de um kit de coletores RT2b 
  • Brindes Volantes Lotse
  • Brindes SAN Marino 
  • Brindes Imhor 
  • 1 par de coilover Mega Power amortecedores 
  • Sorteio de uma Alavanca Runner  
  • Sorteio de uma Alavanca Iron Force 
  • Brindes VW Camvel 
  • Brindes Fuscas BR 
  • Brindes Baterias Pioneiros 
  • Brindes Restaurakar
  • 1 estribo alemão Rag top
  • Brindes Fuscool Motonetas 
  • Brindes Fogo zero 
  • Brindes Pro Turbo 
  • Brindes Zeka Despachante 
  • Mão de obra e Preparação completa de 1 par de cabeçotes by 👽 Alien Brother's ( sem peças ) para os campeões do desafio 4x4 
  • Brindes dos demais Parceiros .

*A organização se da o direito de inclusão, mudança e ou retirada de Brindes e prêmios sem aviso prévio e a escolha da forma como será os Sorteios .

 

 

 

TABELA DE CATEGORIAS:

 

 

 

Categoria

Descrição

Exemplo*

   
14 SegundosVeículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m em 14,000 segundos ou acima (tempo de pista, excluindo reação).Fuscas e Derivados a ar 1100, 1200 e 1300 originais *

13 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m em 13,000 segundos ou acima (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar 1100, 1200 e 1300 originais *

12 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 12,999 e 12,000 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar 1500 e 1600 carburação simples originais *

11 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 11,999 e 11,000 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fusca e Derivados a ar Itamar e demais 1600 Dupla Carburação*

10 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 10,999 e 10,000 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar até 150 cavalos*

9 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 9,999 e 9,000 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar até 250 cavalos*

8 Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 8,999 e 8,000 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar até 300 cavalos*

7,5

Segundos

Veículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 7,500 e 7,999 segundos (tempo de pista, excluindo reação).

Fuscas e Derivados a ar até 350 cavalos*

6,5 SegundosVeículos com motor refrigerado a ar, que percorram os 201m entre 7,499 e 6,500 segundos (tempo de pista, excluindo reação).Fuscas e Derivados a ar acima de 400 cavalos*

 

Força Livre

Fuscas e Derivados a ar que percorram ou 201m abaixo de 6,499 segundos

Fuscas e Derivados a ar de pista estruturados e ou aliviados
e ou com motor trocado 

 

4x4

Gincana onde será obrigatoriamente ser um fusca completo sem alterações de alivio de peso onde 8 participantes deverão percorrer os 201m empurrando o veículo sendo que nos 100m troca 4 dentro e 4 fora empurrando sem ajuda mecânica .

 

 

Os carros participantes deveram ter seu numero escolhido na inscrição em tamanho min ( 10 cm altura ) preferencialmente na cor branca nos 2 vidros laterais e no para-brisa no lado do carona .

*Trata-se apenas de um exemplo de veículos que se enquadram na categoria, no intuito de auxiliar pilotos que nunca testaram seu carro em uma pista, a escolherem a categoria na qual se inscreverão inicialmente. Seu carro pode desempenhar tempos superiores ou inferiores ao indicado devido a inúmeros fatores, o que deve ser verificado através de teste prático na pista.

 

III - Segurança

Regras Básicas de Segurança

  1. Os veículos deverão passar por vistoria técnica de segurança no início do evento, que verificará os itens listados abaixo, de acordo com a categoria de inscrição.
  2. Os veículos deverão atender às exigências listadas em sua categoria, bem como a de categorias de tempos maiores que a sua
  3. A qualquer momento do evento, e quantas vezes forem necessárias, poderá ser solicitada pela direção de prova uma nova vistoria no veículo.
  4. A direção de prova poderá também solicitar a conferência dos itens de segurança no momento de entrada na pista, verificando principalmente o capacete bem afivelado, a fixação do cinto de segurança, a vestimenta, o teste de bafômetro e o sistema de iluminação do veículo, no caso da competição realizada no período noturno.
  5. Proibido correr com acompanhantes nos carros inscritos. Somente o piloto poderá estar dentro do veículo para alinhamento na área de largada.
  6. Proibida a entrada da equipe de apoio na pista para as categorias de 9 segundos e acima
  7. O apoio para alinhamento e auxílio ao piloto será permitido somente para as categorias 8 segundos abaixo e Força Livre, sendo duas pessoas da equipe identificadas com acesso liberado à área de largada somente no momento em que o piloto de sua equipe for largar, devendo após se retirar da pista para que outras equipes possam dar apoio a seus pilotos e a prova possa fluir.
  8. A equipe do Vdablio estará na pista para auxiliar os pilotos no alinhamento, instrução e quaisquer dúvidas que houver nas outras categorias sem pressa e sem cobrança, todos irão se divertir!
  9. O Burnout será permitido uma única vez por puxada, porém não é obrigatório para quaisquer categorias.
  10. Carros de apoio nos boxes serão permitidos somente para veículos das categorias 6 segundos e Força livre
  11. Proibido o trânsito de menores de 18 anos na área dos Boxes com veículos automotores, bicicletas, skate , patins ou quaisquer meios de transporte motorizados ou de deslocamento facilitado.
  12. Proibido o trânsito de menores de 12 anos na área dos Boxes desacompanhadas
  13. Churrasco Liberado o uso de churrasqueira na área de Box, Somente em local adequado, Proibido fogo de chão, devera ser feito em churrasqueira alta do chão e longe de combustível, materiais inflamáveis e derivados.

 

 

 

Definições Importantes:

  • Para definição da categoria à qual o veículo pertence, será considerado o tempo de pista do veículo.
  • Para definição do vencedor das puxadas será considerado o tempo total (incluindo reação) do veículo.
  • Caso o piloto realize uma puxada com tempo de pista abaixo do mínimo de sua categoria, a mesma será invalidada.
  • Em mudança de categoria os tempos anteriores serão desconsiderados e excluídos
  • A mudança de categoria somente será feita nos intervalos de bateria
  • Caso a puxada seja no Mata-Mata, o piloto automaticamente perde.
  • Caso no Mata-Mata ambos os pilotos baixem do tempo mínimo de sua categoria, ambos serão desclassificados. Caso a puxada seja na final, o campeão será aquele que baixar por menos o tempo.
  • Em caso de empate exato do tempo total cronometrado, o vencedor daquela puxada será o competidor que tiver realizado o menor tempo de reação
  • Em caso de queima da largada, o competidor que tiver queimado perde a puxada, mesmo que tenha realizado tempo inferior ao seu adversário
  • Em caso de queima de ambos, o vencedor será o competidor que tiver queimado a largada por menor quantidade de tempo
  • Caso ambos queimem com a mesma reação, o vencedor será o piloto que tiver realizado o menor tempo de pista na puxada anterior.

ITENS EXIGIDOS

A - Segurança que será cobrada em todas as categorias:

  1. Capacete fechado na categoria 10s e abaixo dela  (bem afivelado e sem folgas na cabeça)
  2. Calça comprida, camisa de manga comprida (até o punho), e calçados fechados. Serão verificados no pré alinhamento (permitida a troca de camisa nos boxes devido ao clima local).
  3. Freios funcionais
  4. Iluminação funcional (faróis dianteiros)
  5. Cintos e bancos bem presos
  6. Extintor em dia (com a carga no verde) ou FOGO ZERO 
  7. A bateria deve estar bem fixada em seu alojamento
  8. Não poderá haver objetos soltos no interior do veículo
  9. As linhas de combustível e óleo devem ser passadas pela parte externa do veículo, e ou fora do habitáculo do piloto 
  10. Pneus no caso de radiais de rua quanto ao desgaste o sulco abaixo de 2mm ou atingimento do TWI ou Pneus do tipo Remold o veículo será impedido de correr .
  11. Proibido pneus de moto ou pneu tipo “Estepinho” 
  12. Casos de vazamentos de fluidos, o veículo será analisado pela equipe técnica, podendo ser desclassificado e impedido de correr.
  13. Os carros deveram ter seu numero escolhido na inscrição em tamanho min ( 10 cm altura ) preferencialmente na cor branca nos 2 vidros laterais e no para-brisa no lado do carona .
  14. Bandejão de Contenção de óleo para o motor (deve abranger a área da caixa , cárter e dos cabeçotes) Da 9s e abaixo dela .
  15. Taxa e ou Carteira CBA Da 9s e abaixo dela 

B - Segurança que será cobrada na categoria 7,5 segundos e demais categorias abaixo dela:

  1. Cinto de segurança de no mínimo 3 pontos
  2. Bancos homologados tipo concha
  3. Bandejão de Contenção de óleo para o motor (deve abranger a área da caixa , cárter e dos cabeçotes).
  4. Reservatório de respiro de óleo com capacidade mínima de 1 litro ou tipo Breather Box
  5. fita ou gancho para reboque 
  6. Para veículos conversíveis abaixo de 8,000 segundos, obrigatória a Célula de Sobrevivência (Funny Car Rollcage). Recomendamos o modelo exigido pela Confederação Brasileira de Automobilismo
  7. extintor ou fogo zero dentro da validade 
  8. Demais itens acima Citados nos item 

C - Segurança que será cobrada na categoria 6,5 segundos e demais categorias abaixo dela:

  1. Bancos homologados tipo concha
  2. Cintos homologados de 4 ou mais pontos
  3. Protetor Cervical
  4. Santo Antônio, não recomendamos o modelo mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Automobilismo CBA
  5. Macacão, Sapatilha e Luvas 
  6. Chave geral externa 
  7. Paraquedas para veiculos que atingirem +185 km 
  8. Demais itens acima Citados nos itens A e B

D - Segurança que será cobrada na categoria FL :

  1. Macacão, Sapatilha e Luvas ante chamas.
  2. Santo Antônio, obrigatória a Célula de Sobrevivência (Funny Car Rollcage). Recomendamos o modelo exigido pela Confederação Brasileira de Automobilismo
  3. Recomendado Sistema de incêndio completo 
  4. Demais itens acima Citados nos itens A,B e C

 

IV - DINÂMICA DE PROVA

Vistoria

Ao adentrar o evento, os participantes deverão realizar a vistoria técnica obrigatória, devendo realizá-la no período de tempo estabelecido, anunciado no cronograma e pelo sistema de som do evento.

Caso o competidor perca este horário de vistoria, deverá solicitar à direção de prova, antes da sua entrada na fila de pré-alinhamento, a vistoria do veículo. Neste caso a direção de prova decidirá se irá vistoriar ou não o veículo. Em caso de não vistoria, o mesmo poderá ser impedido de participar da prova.

Classificatória por Tempo

*Nos treinos livres não vale os tempos para classificatória 

Durante as baterias o piloto deve realizar ao menos uma puxada valida classificatória no tempo de sua categoria

Uma puxada valida numa categoria não poderá ser considerado o tempo em outra categoria .

Só poderá ser trocado uma vez de categoria durante o evento .

Na troca de categoria zera os tempos .

Mata Mata ( Top 8 de cada categoria )

Chave eliminatória que será definida com os competidores que tiverem apresentado os 8 menores tempos de cada categoria durante a etapa classificatória, para definição do campeão da categoria e das colocações finais para premiação, conforme a Disposição abaixo : 

A - 1x8 > 

                    A x B > 1

B - 3x6 >

                                          > 1x2 = Campeão

C - 2x7 >

                    C x D > 2

D - 4x5 >

 

Não contendo 8 competidores será considerado WO conforme chave acima .

Em caso de WO o oponente devera estar presente no alinhamento e optar em fazer  a passada para passar a próxima etapa .

Se tiver nescessidade por falta de tempo a Definição de 3, 4 e 5 lugar valerá o melhor tempo feito no mata mata 

V - CONDUTA DESPORTIVA

  • O bom senso deve prevalecer sempre.
  • Todos os competidores deverão manter uma conduta desportiva saudável e adequada com o ambiente sadio onde o evento será realizado, lembre se sempre estamos em um ambiente familiar .
  • É expressamente proibida a ingestão de bebida alcoólica por parte dos competidores do desafio 201m antes e durante a pista aberta, a direção de prova estará circulando pelas áreas da pista durante o evento fiscalizando a conduta dos pilotos participantes. O competidor que for flagrado ingerindo bebida alcoólica perderá sua pulseira de piloto, não tendo mais o direito de competir em ambos os dias do evento.
  • A comissão de prova estará também com bafômetros, podendo a qualquer momento, e quantas vezes forem solicitadas, realizar o teste alcoólico nos competidores.
  • O competidor que vier a se recusar a realizar o teste de bafômetro perderá sua pulseira de piloto, não tendo mais o direito de competir em ambos os dias do evento.
  • Não serão tolerados casos de agressão, sob pena de desclassificação e expulsão do evento, a critério da direção de prova, sem direito a recurso.
  • Serão punidos, sob pena de desclassificação, os pilotos que acelerarem além dos 201 metros da pista principal
  • Serão punidos, sob pena de desclassificação, os pilotos que acelerarem em excesso ou realizarem manobras perigosas na área de retorno ou na área dos boxes, estacionamento e demais áreas do parque. O piloto que for flagrado com esta conduta será desclassificado da competição e perderá sua pulseira de piloto, sendo impedido de correr. A comissão de prova poderá determinar ainda que o piloto seja impedido de participar das próximas edições do evento.
  • Fica proibida a utilização de som automotivo em todas as partes do parque.
  • As decisões da direção de prova são soberanas e irrevogáveis, não cabendo recurso por parte do competidor.
  • Os casos omissos a este regulamento serão julgados pela direção de prova, que tomará a melhor decisão sobre o que fazer a respeito, novamente sem direito a recurso por parte do competidor.

 

 

VI - INSTRUÇÕES DO PINHEIRINHO

1- Luz de Autorização

Esta luz azul acende indicando que a cronometragem está pronta para receber os pilotos. Quando ela se acender o piloto pode se dirigir para o Pre-Stage

2- Luz de Pre-Stage

A luz de Pré-Alinhamento (Pré-Stage) é o primeiro par de luzes amarelas a se acender, indicando que o veículo está próximo à zona da fotocélula demarcada para alinhamento da largada. O alinhamento garantirá que ambos os carros largaram lado a lado, paralelos um ao outro, nem atrás, nem à frente. Quando esta luz se acender o piloto pode aguardar seu oponente também realizar o pré-alinhamento ou avançar sozinho ao próximo estágio, movendo seu carro lentamente para a frente até que a luz de Stage se acenda.

3- Luz de Stage

A luz de Alinhamento (Stage) é o segundo par de luzes amarelas a se acender, indicando que o veículo está perfeitamente alinhado e pronto para a largada. Quando ambos os veículos (lado esquerdo e lado direito) estiverem alinhados (luzes pré-stage e stage acesas) durante 1 segundo, o pinheirinho entrará em procedimento de largada. Já pode começar a levantar o giro do motor!

4- Luzes de Contagem Regressiva

Estas luzes farão a contagem regressiva para a largada, e se se acenderão em forma de queda rápida, de cima para baixo, em direção à luz verde. Cada luz se acende por em torno de 0,3 segundo.

5- Luz de Largada

Valendo! A luz verde determina a largada. Quando ela acende, o tempo começa a contar. Hora de soltar a embreagem e pisar fundo!

6- Luz de Queima

Caso o piloto largue antes do verde, a luz vermelha se acenderá indicando que ele queimou a largada. Ele poderá continuar sua puxada normalmente, caso queira cronometrar o tempo do seu carro, porém a puxada será invalidada, não sendo considerada para efeitos de classificação e competição. Se a puxada for no mata-mata, o piloto perde a corrida, mesmo que seu tempo seja menor que o de seu oponente.

 

VII - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ATRAÇÕES:

  • Desafio 201 metros ( Fuscas e Derivados )
  • Tratamento de Pista com Composto VP 
  • Diego Locutor
  • Cobertura fora das pistas 
  • Stands de Lojas com venda de Peças e Acessórios no Local
  • Exposição de Clássicos de todas as marcas em área exclusiva, paralela a toda a extensão da pista.
  • Expositores de diversas Marcas Nacionais e Feira de Pulgas com antiguidades e souvenir
  • Alimentação 
  • Recreação Infantil Inflaveis 
  • Estande com comercialização de capas , camisetas, bonés e adesivos oficiais do evento no local.
  • Diversos clubes de todo Brasil já confirmados para a exposição de Antigos
  • Churrasco Liberado o uso de churrasqueira nas tendas na área de Box, Somente em local adequado, devera ser feito em churrasqueira alta do chão e longe de combustível, materiais inflamáveis e derivados.
  • Proibido Som Automotivo ou qualquer outro tipo de som durante o Desafio 201 m 

ESTRUTURA:

  • Pátio de estacionamento para mais de 2.000 carros
  • Arquibancada para 5.800 Visitantes sentados
  • Praça de alimentação e restaurante no local
  • Vestiários com chuveiro elétricos e completa estrutura para Camping

LOCALIZAÇÃO:

Speedway Music Park

Rua José Francisco Correa, 700

Nova Esperança, 88336-140 Balneário Camboriú

 

 

CHEFES DE DEPARTAMENTO:

Diretor Geral do Evento – Alex Delazeri Luckner 

Diretor de Prova – Alex Delazeri Luckner 

Vistoria – Eduardo Renzetti Muller

Estacionamento – Evandro Bittencourt

Pista e Tratamento – Márcio Macuglia 

Portaria – Marcel Speedway  

Loja Vdablio – Rafael Haake e Lanzarin

Fotografia e Assessoria de Imprensa – Franco Doeber

DÚVIDAS:

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato através do e-mail: vdablioracing@gmail.com

!!! O evento ocorrera com qualquer clima, em caso de não comparecimento ou impossibilidade climática no dia para alguma das atrações os valores pagos antecipadamente não seram ressarcidos. !!!